Hoje, a partir das 16h, começa a apuração das notas que cada jurado atribuiu aos desfiles das escolas de samba dos grupos Especial, Acesso 1 e Acesso 2 de São Paulo. A ordem da leitura das notas foi sorteada ontem (20), na sede da Liga-SP. Os quesitos seguirão esta sequência:
1º – Harmonia
2º – Bateria
3º – Enredo
4º – Alegoria
5º – Evolução
6º – Samba-enredo
7º – Comissão de frente
8º – Mestre-sala e porta-bandeira
9º – Fantasia
Não houve nenhum tipo de ocorrência ou punição durante os Desfiles das Escolas de Samba de São Paulo dos grupos Especial, Acesso 1 e Acesso 2, portanto, não há nenhum desconto prévio. A apuração das notas acontece no sambódromo do Anhembi, com transmissão do grupo Especial pela TV Globo e dos grupos de Acesso e Acesso II, com inícios previstos para 18h e 20h, pelo canal oficial da Liga-SP no YouTube. As apurações não são abertas ao público.
Em 2023, a primeira colocada do Especial se consagrará campeã do Carnaval. As duas últimas colocadas do grupo descem ao Acesso 1. Neste ano, do grupo de Acesso 1, a campeã e a vice-campeã ascendem ao Especial, enquanto as duas últimas colocadas descem ao grupo de Acesso 2, portanto, as posições de 7º e 8º lugar. No grupo de Acesso 2, também há mudanças: além da campeã, a vice-campeã também subirá ao grupo de Acesso 1. Na outra ponta do ranking, as três escolas com as menores notas na somatória final vão para os grupos da UESP. Com informações da Liga-SP.