Embalada de amor e saudade, a tradicional X-9 Paulistana desfilou, neste domingo (19), pelo Grupo de Acesso 2, uma homenagem a vida e a obra da grande Dama do Samba, Dona Ivone Lara: mulher, negra, sambista! Um símbolo de resistência da cultura nacional. A apresentação contou com presença de diversas personalidades da música popular brasileira.
Com um trecho do samba que exalta uma de suas canções mais conhecidas, “Sorriso Negro”, a apresentação elencou os amores de Dona Ivone Lara, a ancestralidade e suas memórias, e do apogeu até os dias de hoje.
Responsável pelo ritmo que envolve toda escola, a bateria da X-9 Paulistana prestou uma homenagem à “Sinfônica do Samba”, apelido atribuído à bateria da escola de samba Império Serrano, que embalou os desfiles de carnaval de Dona Ivone Lara. Para tanto, a fantasia veio composta por elementos popularmente associados à Império Serrano, como a coroa imperial e as suas cores verde, branco e dourado.
O Presidente, Mestre Adamastor, comanda a escola pela primeira vez e também é o Mestre da Bateria. Esteve na Xis nos períodos dos campeonatos, tanto em 1997 (Tema: Amazônia, a dama do universo) quanto no de 2000 (Tema: Café) e tem apostado na retomada da escola para o grupo especial.
Assista à largada do desfile da X-9 Paulistana: