As escolas de sambas Unidos de Vila Maria e Estrela do Terceiro Milênio tiveram as menores pontuações no resultado final da apuração e acabaram sendo rebaixadas para o Grupo de Acesso 1. As agremiações conquistaram 269,01 pontos. A grande campeã do Especial foi a Mocidade Alegre, com 270 pontos finais.
A Estrela havia feiro sua estreia no Especial este ano com um enredo irreverente sobre alegria, já a tradicional Vila Maira contou sua própria história na avenida.
Não houve nenhum tipo de ocorrência ou punição durante os Desfiles das Escolas de Samba de São Paulo dos grupos Especial, Acesso 1 e Acesso 2, portanto, não há nenhum desconto prévio.
Em 2023, a primeira colocada do Especial se consagrará campeã do Carnaval. As duas últimas colocadas do grupo descem ao Acesso 1. Neste ano, do grupo de Acesso 1, a campeã e a vice-campeã ascendem ao Especial, enquanto as duas últimas colocadas descem ao grupo de Acesso 2, portanto, as posições de 7º e 8º lugar. No grupo de Acesso 2, também há mudanças: além da campeã, a vice-campeã também subirá ao grupo de Acesso 1. Na outra ponta do ranking, as três escolas com as menores notas na somatória final vão para os grupos da UESP.
Veja a largada do desfile da Estrela:
Veja a largada do desfile da Vila Maria: