A escola de samba Pérola Negra apresentou, neste domingo (19), a trajetória do maior intérprete negro da música popular brasileira, Jair Rodrigues. O artista foi retratado através de sua discografia em duas vertentes, começando pelo sertanejo, a música caipira tradicional, chegando aos sambas de enredo, levando para a avenida a sua biografia e discografia, saudando o “rei negro”.
O enredo da “Joia Rara” leva o título ”Prepare o seu coração: Jair Rodrigues, Festa para o Rei Negro” a Pérola Negra irá coroar Jair Rodrigues na avenida” e foi desenvolvido pelo novo carnavalesco Claudio Cebola.
Nascido em Igarapava, o cantor foi criado no município de Nova Europa, também interior paulista e é considerado por muitos o primeiro rapper brasileiro. Ele conseguiu o status de precursor do gênero por ter lançado, ainda nos anos 1960, o samba “Deixa isso pra lá”. O artista morreu repentinamente no dia 8 de maio de 2014 na sauna de sua casa, em Cotia, na Grande São Paulo em decorrência de um infarto agudo do miocárdio.
Em seu desfile, a agremiação também contou com a presença do mestre de bateria Neninho, intérprete Daniel Collete, do coreógrafo Robério Theodoro. O samba-enredo é dos compositores Turko, Rafa do Cavaco, Maradona, Fabio Souza e Daniel Collete.
Assista à largada do desfile da Pérola: