MUM lança enredo e segue tendência de originalidade

Felipe Cruz - MTB 0063803

Nos últimos anos, a Mocidade Unida da Mooca tem se destacado em seus desfiles ao propor temas que que vão além da homenagem. As histórias desenvolvidas pela agremiação ganham um “plus” não só pela originalidade, mas também por detalhes que enriquecem ainda mais a história que será contada na avenida.

Em 2020, a escola trouxe Abdias do Nascimento, um ator, poeta, escritor, dramaturgo, artista plástico, professor universitário, político e ativista dos direitos civis e humanos das populações negras brasileiras. No ano seguinte cantou “Araunda”, que mostrou a relação das religiões afro-brasileiras com o kardecismo, até o ‘Eterno Retorno’ (Aruanda como sonho e realidade a ser buscada).

Neste ano, a agremiação brilhou novamente ao tratar a história de Francisco José das Chagas, conhecido como cabo Chaguinhas, um ‘santo’ que originou o nome do bairro da Liberdade, em São Paulo.

IMG 9424

Componente da MUM no desfile 2023 (Foto Alessandra Domênica / Amantes do Carnaval)

Para a folia 2024, quando tentará novamente uma vaga na elite do carnaval, a MUM levará o projeto que leva o título “Oyá Helena”. De acordo com o carnavalesco, Caio Araújo, “o enredo é uma celebração à Helena Theodoro. Uma mulher preta que foi a primeira pessoa a exaltar o samba como ciência e produtor de conhecimento. A produção dela diz muito do que a MUM acredita como projeto de Brasil. Então, no nosso desfile, vamos ver os principais pontos do trabalho dela, se entrelaçando com a sua vida”, ressalta.

Um trecho de um comunicado divulgado pela direção da Mocidade diz que “Helena Theodoro, que conduzida pelos ventos de Oya, levou o samba para a academia, registrou em inúmeros livros, teses, programas e rádio a história ancestral do samba e também a fundamental relação com os orixás”.

Oyá nos conduzirá ao carnaval 2024 e a MUM seguirá reforçando a importância de temas que visam dar luz à razão da existência do samba, promovendo conscientização com temas relevantes para a sociedade“.

Veja a identidade visual divulgada pela escola:

ELENCO DA MUM EM 2024:

Paula Penteado, ex-Vai-Vai, ostentará o pavilhão oficial da escola ao lado do mestre-sala Patrick. Mestre Denys continua na “bateria”Chapa Quente”, Nildo Jaffer mantém os trabalho na comissão de frente, Mercadoria fica na direção geral, Vitor Grabriel, Fabio Carromeu e Vanderley Silva preservam a direção de carnaval e Clayton Reis e Guilherme Cruz animam os componentes como intérpretes oficiais. Gostaram?

Está Gostando do Conteúdo? Compartilhe!