No carnaval 2024, a escola de samba Beija-Flor de Nilópolis vai levar para a Sapucaí o enredo “Um delírio de carnaval na Maceió de Rás Gonguila”, que será desenvolvido pelo carnavalesco João Vitor Araújo. O projeto visa mergulhar na cultura alagoana, exaltando a figura de Rás Gonguila, personagem fundamental da folia de Maceió.
O evento de divulgação aconteceu hoje, na quadra social, e contou com a presença da cantora Ludmilla e toda comunidade nilopolitana.
Em comunicado divulgado nas redes sociais, a direção da agremiação revela que “Nasceu em Maceió, no ano de 1905, um menino chamado Benedito, sobrenome dos Santos. Ouvia dos pais histórias de nobres de terras distantes, que faziam festa nos altos do maior dos quilombos. Mais tarde, o parceiro de boêmios e damas da noite virou Rás Gonguila, folião soberano dos carnavais da capital alagoana, que falava, para quem quisesse ouvir, sobre seu parentesco direto com o último imperador da Etiópia”, destaca.
E completa ainda sobre o desfile: “Um encontro mágico de personagens reais que nunca se viram, trazidos por um pássaro e uma jangada encantada, com a força das raízes africanas e indígenas. Tem os ritmos e os pisados dos folguedos das Alagoas, os devaneios dos brincantes etíopes e o samba no pé dos soberanos nilopolitanos. Celebração, realidade e delírio na coroação de Rás Gonguila e de todos os reis e rainhas do Carnaval”, compartilhou.