O único exercito feminino de mulheres negras que já existiu e defendeu o Reino de Daomé, Agojie, será tema de enredo da escola de samba Independente Tricolor no ano que vem pelo grupo Especial de São Paulo. A novidade foi anunciada, no último sábado (20), em evento promovido pela agremiação.
Desenvolvido pelo carnavalesco Amauri Santos, o projeto leva o título “Agojie, A Lâmina da liberdade!” e, conforme um comunicado divulgado pela direção da Tricolor, “além de retratar esta ancestralidade, o desfile dará destaque para o único exército feminino que já existiu. Bravas guerreiras que defenderam o Reino de Daomé”.
Leia o comunicado completo:
O continente africano é personificado na figura de uma mãe, provedora de nossa origem… Ventre de onde deriva a essência e os valores do mundo…
Uma energia soberana e feminina que transbordou através dos séculos, manifestando-se na força e na autonomia de tantas mulheres africanas, que aos poucos se puseram em evidência na sociedade em que viveram.
Rainhas mães, Rainhas combatentes… Candaces que marcaram a história e deixaram uma herança de coragem e persistência. Nosso enredo, além de retratar esta ancestralidade, dará destaque para o único exército feminino que já existiu. Bravas guerreiras que defenderam o Reino de Daomé.
As Agojie, como eram chamadas, foram exemplo de força e resistência, e também deixaram seu legado, sendo fundamental na construção da identidade de tantas outras mulheres pretas que hoje se identificam e se empoderam, lutando contra toda e qualquer dominação, externando seu ímpeto e empunhando sempre a lâmina da liberdade! Amauri Santos.
Independente para 2024:
Além de renovar seu carnavalesco, a escola também deu continuidade aos trabalhos do primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira, Jeff Antony e Thais Paraguassu, do mestre de bateria, Cassiano, do coreógrafo da comissão de frente, Arthur Rozas, e anunciou a chegada do novo intérprete Chitão Martins.