Jovem exalta cultura-afro brasileira através dos povos da nação Bantu

Felipe Cruz - MTB 0063803

A Torcida Jovem foi a segunda escola a desfilar neste domingo de carnaval (11) e sua comunidade trouxe o tema “Raiz afro mãe, meu Brasil Bantu”, que procurou trazer além da historia da colonização, exaltar a identidade cultural brasileira forjada pelos povos Bantu (Kongo/Angola). O samba-enredo é de autoria de Turko, Imperial, Fábio Souza, PH Minuettos, Portuga, S. Moraes, Reinaldo Marques, Ricardo Mandu e Clayton Reis.

De acordo com a escola, a Identidade Bantu que resistiu ao massacre da colonização desde a cruel travessia dos tráficos de escravizados no oceano Atlântico pelos navios negreiros (os tumbeiros), o trabalho forçado, os constantes maus tratos recebido pelos colonizadores e Senhores da casa grande, a luta pela sobrevivência no convívio do cativeiro dentro das senzalas, a luta pela liberdade com o surgimento revolucionário dos Kilombos, Mocambos, até o desenvolvimento do movimento abolicionista e a conquista da liberdade com a Lei Áurea em 1888.

A apresentação da Jovem contou com alegorias e fantasias sofisticadas e grande maioria dos desfilantes cantavam o samba com empolgação.

Assista à largada e veja imagens do desfile:

Está Gostando do Conteúdo? Compartilhe!