Milênio canta o mito da criação iorubá narrado por Vovó Cici de Oxalá

Felipe Cruz - MTB 0063803

Nancy de Souza e Silva, de 83 anos, conhecida carinhosamente como Vovó Cici, e que há mais de 50 anos dedica sua vida aos Orixás e ao Candomblé e estreia, recebeu uma homenagem da Estrela do Terceiro Milênio, no carnaval 2024 de São Paulo, neste domingo (11), pelo Grupo de Acesso 1. A agremiação defendeu o tema “Vovó Cici conta e o Grajaú canta: o mito da criação”, com alegorias e fantasias de muito bom gosto.

Ao contar sobre o mito, Vovó fala da criação do mundo, da natureza, da participação do feminino e do masculino na criação da humanidade, e de como foi dado aos seres humanos o poder de transformar o bem em mal e o mal em bem. Além disso, ao narrar, a ebomi Cici, inclui lendas africanas, músicas, cantigas e orikis (orações) que também explicam sobre tudo que conhecemos.

Neste enredo, também serão exaltados e homenageados os griôs do Carnaval. Os mestres reconhecidos por suas comunidades como detentores do saber que encarna as lutas e sofrimentos, alegrias e celebrações, derrotas e vitórias, orgulho e heroísmo das gerações passadas das comunidades sambísticas. Entre os homenageados estão: Mercadoria, Fernando Penteado, o casal de mestre-sala e porta-bandeira, Gabi e Vivi, Tia Cleuzi, entre outros.

O samba leva assinatura dos poetas Rodrigo Shumacker, Thiago Meiners, Darlan Alves, Pitty de Menezes e Cláudio Mattos.

Assista à largada e veja imagens da apresentação:

Está Gostando do Conteúdo? Compartilhe!