“Krenak – O presente ancestral” é enredo 2025 da escola de samba Mocidade Unida da Mooca e o projeto pretende prestar uma homenagem ao escritor e primeiro indígena imortal da Academia Brasileira de Letras, Ailton Krenak. O tema será desenvolvido pelo carnavalesco recém-chegado, Renan Ribeiro, e já conta com o aval do homenageado.
Será a primeira vez que a agremiação, de 37 anos, abordará a temática indígena. Atualmente a MUM faz parte do Grupo de Acesso 1 e vai disputar novamente uma vaga no Especial de São Paulo.
Em uma publicação nas redes sociais, a direção da escola da Zona Leste esclarece que Krenak será a voz que os guiará, e eles caminharão pelo seu discurso entendendo que o ser humano ainda não compreendeu a real importância do planeta, que o futuro não pode ser construído sem o passado.
Em outros trecho, a entidade destaca que “miramos nosso olhar para um Brasil que resiste em não se compreende enquanto povo, que levou 126 anos para reconhecer como imortal um falante das línguas originárias do nosso país. A MUM ergue sua voz, e soma seu canto ao brado de um país que, por mais de 500 anos, segue lutando pelo direito de ser e estar no chão que sempre os pertenceu”.