Amantes do Carnaval

O Amantes do Carnaval foi criado em abril de 2012 pelo jornalista Felipe Cruz como um grupo no Facebook com objetivo de ser um espaço virtual democrático no qual as pessoas pudessem comentar os principais assuntos relacionados ao universo das escolas de samba de São Paulo.

Naquele mesmo ano, o grupo ganhou cerca de mil membros e alguns deles tiveram a brilhante ideia de tirar o projeto do mundo virtual. Foi então que Erich Marinho, Vanessa Leme, Mila Fernanda, Helena Lima, Bárbara Guimarães, Sombra, Paulo Sabota, Franciane Pereira, Jennifer Pereira e Alessandra Domênica montaram o projeto social “Amantes do Carnaval de São Paulo”.

Em parceria com as escolas de samba, o grupo arrecadou roupas e alimentos para doar às instituições sociais parceiras. Esse movimento trouxe ainda mais visibilidade ao Amantes.

Em 2015, com quase 30 mil membros, os “Amantes” realizaram seu primeiro evento numa quadra de escola de samba, na X-9 Paulistana, receberam cerca de 200 convidados e lançaram seu site com notícias sobre os eventos das escolas de samba.

No ano de 2022, o projeto já conta com 42 mil membros no grupo do Facebook, 18 mil na fan page, 11 mil seguidores no Instagram, 5 mil no YouTube e alguns de seus conteúdos já chegaram a impactar mais de um milhão de pessoas em um só dia.

Conquistas

Em 2020, o Amantes do Carnaval estrelou uma campanha do WhatsApp sobre cuidados com os materiais inflamáveis das escolas de samba e, no mesmo ano, fez parte também de uma campanha do Facebook. intitulada “Somos Mais Juntos”.

Essa última contou com repercussão nacional exibida através de totens espalhados em estações de metrô, aeroportos e centros empresariais. Também em 2020 o Amantes impactou, em 24h, um milhão e cem mil pessoas com um vídeo de 5 minutos publicado em seu Facebook.

Em maio de 2022, uma imagem feita por um dos fotógrafos do Amantes do Carnaval, Felipe Silva, viralizou e chamou atenção da grande imprensa com matérias nos sites G1, Globo News, UOL, Terra e outros.

AGRADECIMENTOS AOS QUE CONTRIBUÍRAM