Francisco José das Chagas, mais conhecido como Chaguinhas, é o personagem central do enredo 2023 da escola de samba Mocidade Unida da Mooca em 2023. Mas agremiação não quer apernas retratar a história desta personalidade, mas sim evidenciar um apagamento histórico que acontece na região central de São Paulo, no bairro da Liberdade.
O enredo, de acordo com os carnavalescos Caio Araujo, Willian Tadeu e Wallacy Vinicius., vai contar a história de um soldado negro que se revoltou contra a Coroa Portuguesa e foi executado, onde hoje é o bairro da Liberdade. Inclusive, o bairro recebeu esse nome por conta da sua execução. Na ocasião, a corda de sua forca arrebentou 3 vezes, o povo considerou isso um sinal divino e clamou por sua libertação, que foi negada.
Desde então, a figura de Chaguinhas passou a ser alvo de devoção naquele local. “Ao longo da história, a figura de Chaguinhas foi sendo apagada, junto à verdadeira história do bairro. Atualmente ele é símbolo da resistência negra na Liberdade, um santo popular e uma figura que mostra a importância de lutarmos contra o apagamento histórico da população negra dentro da história do Brasil”, destaca Caio Araujo.
CLIQUE AQUI E LEIA A SINOPSE DO ENREDO
O artista ainda completa que o “lugar é atualmente conhecido por conta das influências orientais e desconhecemos o que de fato ocorreu ali. Chaguinhas é uma figura histórica de extrema importância pra levantar esse debate. Esperamos que com o desfile, as pessoas se atentem que o coração da nossa cidade foi erguido sobre um cemitério de pessoas negras, que realmente lutaram pela nossa liberdade”, completa.