A Liga Independente das Escolas de Samba de São São Paulo divulgou hoje (01) um comunicado, em suas redes sociais, informando que será realizado, já no mês de março, um processo de revisão sobre os critérios de julgamento que vêm sendo adotados nos últimos desfiles, com sugestões de alterações no Regulamento, também. Antes da publicação, as redes sociais foram tomadas de publicações mostrando a insatisfação de alguns resultados do carnaval 2023 da cidade.
O texto da entidade destaca também que “durante este mês, um grupo de estudos com profissionais de grande relevância no Carnaval paulistano vai trabalhar nas propostas. Outras sugestões serão registradas e farão parte de um relatório que, ao final da revisão, será submetido à plenária da Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo”.
“A plenária será soberana para analisar todas as questões e, se considerar pertinente, promover mudanças no Regulamento e no Manual de Julgadores. As alterações aprovadas já serão postas em prática no Carnaval de 2024”, explica Sidnei Carriuolo, presidente da Liga-SP.
No Carnaval 2023, a Mocidade Alegre foi a campeã do Grupo Especial. A Vila Maria e a Estrela do Terceiro Milênio acabaram rebaixadas. No Acesso 1, Vai-Vai e Camisa foram vitoriosas, enquanto Morro da Casa Verde e X-9 Paulistana tiveram a menor pontuação e também foram rebaixadas. A Torcida Jovem e a Dom Bosco de Itaquera venceram o Acesso 2, mas na outra ponta vimos Brinco da Marquesa, Unidos de Santa Bárbara e Leandro de Itaquera migrarem para os desfiles da Uesp.