- Texto assinado por Drean de Oliveira – Estudante de Jornalismo e membro do Amantes do Carnaval
- Foto de Capa: divulgação Rosa Magalhães / Terra
Estamos naquela fase pós-carnaval. Nos recuperando do final da festa que acabou de acontecer, observando a dança das cadeiras entre as agremiações, aceitando melhor os resultados das apurações, voltando a rotina e também nos perguntando como será o carnaval de 24?
Nesse período em que as escolas voltam às suas atividades e iniciam os preparativos para a próxima folia, os componentes e Amantes do Carnaval se agitam nas redes sociais na intenção de saber quais serão os enredos das agremiações. E quem acaba sofrendo junto com a ansiedade dos internautas são os carnavalescos que precisam tomar cuidado em tudo que compartilham, pois qualquer postagem é suspeita e pode virar “dica de enredo”.
Ainda mais depois de algumas comunidades terem anunciado seus novos projetos. No Rio de Janeiro, a Acadêmicos do Salgueiro virá com o tema “Hutukara”, que pretende falar sobre a defesa dos povos originários através da visão Yanomami. Alcione será homenageada na Mangueira. Em São Paulo, a Mancha Verde abordará a cultura agrícola do nosso país com o enredo “Do Nosso Solo Para o Mundo”.
Com toda essa movimentação, a vítima da vez foi o carnavalesco e atual campeão pela Imperatriz Leopoldinense, Leandro Vieira. Na última segunda feira (20), ele postou em seus stories no Instagram um buquê de rosas brancas e desejou uma ‘boa semana com sorte’ a todos os seus seguidores. Muitos viram essa iniciativa como uma mensagens subliminar. Cogitaram uma homenagem a carnavalesca Rosa Magalhães, que até então está sem escola para ano que vem. A imaginação dos sambistas vai longe!
O carnavalesco brincou com a situação e respondeu em seu twitter: “Gente, nem tudo é enredo. Pode ser só uma macumbinha mesmo. Descansem!”
Embalada pela repercussão das redes sociais, a Imperatriz Leopoldinense decidiu divulgar uma dica sobre o tema de 2024. Uma mensagem enigmática, com teor misterioso e com um layout nostálgico que remete a décadas passadas com o escrito: “Tenho a ajuda que você precisa”.
Após a postagem muitas pessoas responderam e compartilharam a publicação. Alguns adorando o tom enigmático, outros palpitando sobre qual será o tema explorado pela escola e por Leandro. O carnavalesco é conhecido por criar enredos que falam sobre a cultura nacional e explorar temas bem abrangentes que mexem com o imaginário coletivo e provocando a reflexão do brasileiro.
O que esperar da Imperatriz Leopoldinense e Leandro Vieira no Carnaval 2024?
Cultura Cigana? Superstições? Mandingas? Cartomante?
São esses os palpites da maioria.
Qual é o seu?