Em busca de seu décimo título, a atual campeã do grupo Especial do Rio de Janeiro, Imperatriz Leopoldinense, lançou hoje (22) seu projeto de desfile para a folia do ano que vem. A escola de Ramos vai levar para a avenida o tema “Com a sorte virada pra lua segundo o testamento da cigana Esmeralda”, com a assinatura do carnavalesco renovado Leandro Vieira.
Em uma publicação nas redes sociais, a direção da agremiação destacou que “a ideia é mais um enredo pesquisado, desenvolvido, transformado em narrativa e visualidade com a marca autoral do carnavalesco”.
O texto ainda revela que “nos seus achados de brasilidade, o cara vai se debruçar sobre um pequeno folheto (escrito há mais de cem anos no Nordeste brasileiro) que fala sobre o encontro do testamento de uma cigana chamada Bruges de Esmeralda. Na leitura, página por página, o artista encontrou uma série de conteúdos populares sobre a interpretação dos sonhos, sorte, leitura das mãos e muito mais”.
Escrito há mais de 100 anos, o folheto, completa o texto, é de autoria do poeta popular Leandro Gomes de Barros – escritor paraibano reverenciado por Carlos Drummond de Andrade como o “o rei da poesia do sertão”- e leva o título de “O testamento da cigana Esmeralda.” Na narrativa fictícia do folheto, este testamento foi trazido para o Brasil no interior de um barril por um grupo de ciganos. Agora, esse testamento caiu na mão do nosso carnavalesco. Podem imaginar o tamanho do delírio?.
Nos últimos dias, o carnavalesco da escola despertou a curiosidade dos internautas ao compartilhar algumas frases e imagens repletas de enigmas e que supostamente poderiam ser dicas do tema anunciado. Veja o logo oficial:
Foto de capa: Gabriel Monteiro / RioTour