Vice-campeã do carnaval 2023 do Rio de Janeiro, a escola de samba Unidos do Viradouro lançou hoje (20) o tema que levará para a Marquês de Sapucaí na folia do ano que vem. A agremiação de Niterói defenderá o tema Arroboboi, Dangbé”, sobre a energia do culto ao vodum serpente.
De acordo com comunicado divulgado pela escola, trata-se de uma força que se manifestou desde épicas batalhas na Costa ocidental da África e que influenciou as lutas das guerreiras Mino, do reino de Daomé, iniciadas espiritualmente pelas sacerdotisas voduns, dinastia de mulheres escolhidas por Dangbé.
O comunicado conta ainda que a energia do culto se estabelece no Brasil com a instalação de terreiros na Bahia por Ludovina Pessoa, sacerdotisa daomeana que veio com a missão de perpetuar a crença nos voduns. Ludovina também se torna liderança nas irmandades católicas e na formação do que hoje é o candomblé Jeje. Essa linhagem tem como referência o Terreiro do Bogum, centenário templo religioso em Salvador, dedicado à Serpente.
Além do novo enredo, a agremiação já havia anunciado, no dia 5 de março, Wander Pires como novo intérprete da casa. Que ocupa o cargo deixado por Zé Paulo Sierra por dez anos. O carnavalesco, Tarcisio Zannon, o mestre de bateria, Ciça, o enredista João Gustavo, primeiro casal Mestre-Sala / Porta-Bandeira, Rute Alves e Julinho Nascimento, Priscilla Mota e Rodrigo Negri, responsáveis pela comissão de frente, continuam na Viradouro.
Identidade visual divulgada pela escola.