Conheça os enredos do Grupo de Acesso 2 de SP

Felipe Cruz - MTB 0063803

O desfile das escolas de samba de São Paulo começa oficialmente no dia 03 de fevereiro, às 20h, com as apresentações das agremiações que fazem parte do grupo de Acesso 2. Onze entidades cruzam a passarela do samba do Distrito Anhembi e a entrada no evento é gratuita (arquibancadas). Com objetivo de ajudar o público e os foliões na compreensão dos desfiles, o Amantes do Carnaval fez um levantamento dos temas que serão cantados pelos componentes na passarela. Confira.

20h00: Unidos de São Miguel:

Com o tema “Um príncipe negro na corte dos esfarrapados”, a escola pretende conta a história de um herói e príncipe negro na corte brasileira: Cândido da Fonseca Galvão, também conhecido como Dom Obá II D’África. Natanael Serra e Alexandre Callegari Caetano são os carnavalescos responsáveis.

20h50: Unidos de São Lucas:

“O canto das três raças… O grito de alforria do trabalhador” é o tema do enredo, que será desenvolvido pelo carnavalesco Fernando Dias, e pretende exaltar grandes líderes e heróis que fizeram e fazem parte da nossa história.

21h40: Imperatriz da Pauliceia:

Neste ano, a agremiação trará o tema “Maracatu – bendito é o seu rito”, que leva assinatura de uma comissão artística da casa liderada por Maralice Lazarini. Objetivo do desfile é mostrar, através de uma das maiores manifestações culturais desse país, o Maracatu de Recife, a cerimônia da “Noite dos Tambores silenciosos”, símbolo do sincretismo religioso, que tradicionalmente é realizada na segunda-feira de Carnaval no Pátio do Terço, onde as “Nações” celebram a ancestralidade negra.

22h30: Amizade Zona Leste:

O Amizade prestará uma homenagem a um dos fundadores da Sociedade Rosas de Ouro, com o tema “Eduardo Basílio — Um Mar de Rosas de Ouro. Do Quilombo da Brasilândia para o Mundo”, que será desenvolvido por uma comissão de carnaval.

23h20: Uirapuru da Mooca:

Com o título “Da Estrela Guia que Brilha no Céu, Vem Aí, A Mocidade Independente de Padre Miguel”. A escola vai homenagear a Mocidade Independente de Padre Miguel, agremiação do Grupo Especial do Rio de Janeiro.

00h10: X-9 Paulistana:

“Nordestino Sim, Nordestinado Jamais!”. Inspirada em Patativa do Assaré, tradicional a X-9 Paulistana vai levar para a avenida a cultura nordestina, sua diversidade e resistência. O tema será desenvolvido por uma comissão de carnaval.

01h00: Camisa 12:

Com o tema “Meu Black é de Rei, Minha Coroa é de Chico. Chico Rei Entre Nós”, a escola pretende fazer uma abordagem tendo como base a história de Chico Rei e sua importância na cultura afro-brasileira. O desfile será desenvolvido pelo carnavalesco Gleuson Pinheiro.

01h50: Primeira Cidade Líder

Com o tema “Salve ela a Majestade do Samba Portela”, a escola fará uma homenagem à maior campeã do grupo Especial do Rio de Janeiro, a Portela.

02h40: Imperador do Ipiranga:

Com autoria de Anselmo Brito e colaboração de Roberto Santos e Ivan Pereira, a Imperadort defenderá o tema “Desperte a criança que há dentro de você”, desenvolvido por uma comissão de Carnaval, composta por Ivan Pereira, Luciano Rosa, Fernando Gonçalves e Walquiria Pereira.

De acordo com a direção da escola, o desfile vai propor a todos um convite para uma viagem ao mundo da imaginação. Mundo este, onde o impossível parece não existir e os sonhos podem se realizar, como num simples passe de mágica.

03h30: Morro da Casa Verde:

O enredo do Morro será “O canto de Ominirá: Negra é a raiz da liberdade” e, de acordo com a escola, a ancestralidade de mulheres negras e suas lutas vão para o Anhembi. O projeto é assinado pelo carnavalesco Ulisses Bara.

04h20: Unidos do Peruche:

A última escola da noite vai defender na avenida o tema “Da Cultura do Reino de Ifé, ao legado da Rainha Ronke”, que pretende prestar uma homenagem, em forma de um Carnaval, à Rainha Ronke, seu povo e sua cultura.

Está Gostando do Conteúdo? Compartilhe!

Posts Recentes: