Com o tema “Pérola No Encanto Dos Balaios Das Quebradeiras”, a escola de samba Pérola Negra fez seu desfile, neste domingo (11), pelo Grupo de Acesso 1 de São Paulo. A proposta da agremiação foi de celebrar a cultura e a tradição da quebradeira de coco, uma prática que remonta às raízes indígenas e africanas no Brasil. As mulheres quebradeiras de cocos são retratadas como verdadeiras guerreiras, que resiste e persistem em meio aos desafios enfrentados n acolheita do fruto.
O balaio cheio simboliza a fartura e a abundância proporcionada pela natureza e, de acordo com a escola, a mensagem de preservação da cultura é fundamental para garantir que essa tradição seja mantida viva e fortalecida. O samba-enredo cantado pelos componentes da Pérola foi escrito por Liso, Rogerinho Tavares, André Ricardo, Professor Oderlan, Professor PH, Chacal do Sax e Mingau.
Nossa equipe registrou algumas ocorrências de evolução e fantasia no desfile da Pérola. Espaçamentos foram avistados logo no início do desfile e algumas fantasias das primeiras alas passaram danificadas.
Assista à largada do desfile e veja algumas imagens: